O que é o Diabetes?

É uma doença causada pela falta ou diminuição da produção de insulina, ou por sua atuação de forma ineficaz.

Quando a glicose não passa do sangue para dentro das células, não é aproveitada, não se transforma  em energia e, permanecendo em excesso na circulação, pode causar alguns sintomas.
Sintomas do diabetes
Cansaço
Fome excessiva
Perda de peso
Sede excessiva
Urina frequente
Visão turva
Diabetes - tipo 1
Ocorre devido à destruição de células do pâncreas produtores de insulina. Com isso, o organismo deixa de produzir ou produz uma quantidade pequena de insulina.
Mais frequente em crianças e jovens, o diabetes tipo 1 é tratado com aplicação de insulina.
Diabetes - tipo 2
Caracteriza-se pela produção insuficiente de insulina e/ou por defeito de sua ação. Na maioria dos casos, as células do organismo dos pacientes também não absorvem a insulina produzida pelo pâncreas.
Grande parte dos pacientes é tratado com medicamentos e em alguns casos, é necessário a aplicação de insulina.
Geralmente, os casos de diabetes tipo 2 se desenvolvem em adultos e, no início da doença, o paciente pode não apresentar sintomas.
Fatores de Risco
Excesso de peso
Sedentarismo
Hipertensão Arterial
Parentes com diabetes
Idade igual ou
maior que 45 anos
Diabetes Gestacional
É a alteração das taxas de glicose no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode desaparecer depois do parto ou persistir após o nascimento do bebê.
Complicações
Quando o diabetes não é bem controlado, podem surgir graves complicações que podem prejudicar a visão, causar perda de função renal, amputação de membros, impotência sexual, infarto, derrame, entre outros.

Não utilize medicamentos para diabetes sem prescrição médica.

Os medicamentos usados no tratamento do diabetes podem causar alguns efeitos adversos, como por exemplo, náusea e diarreia.

O farmacêutico está apto a orientar quanto ao uso correto de medicamentos e formas de monitorar os níveis de glicose no sangue.

Após o médico diagnosticar o diabetes, o paciente deve iniciar o tratamento imediatamente, que consiste em atividade física, alimentação saudável, uso de medicamentos e/ou insulina e monitoramento dos níveis de glicose no sangue. Isso ajudará a controlar o diabetes e prevenir ou retardar suas complicações.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que faz com que a glicose do sangue passe para dentro das células para ser utilizada como fonte de energia.

Fonte: Portal CRF (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo)
Para mais informações, acesse http://portal.crfsp.org.br/index.php/sobre-o-crf-sp/campanhas.html#diabetes

Av. itavuvu, 12

Sorocaba, SP 

© 2020 por FarmaApoio - MKT    | : Medicamentos, Perfumaria, Saúde, Beleza, Bem Estar, Qualidade de Vida, Farmácia Popular, Remédio Barato

  • White Facebook Icon
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle